O benefícios do treinamento funcional

Muitas pessoas vêm adotando o treino funcional em sua prática diária de exercícios físicos. Isso se deve tanto à facilidade e praticidade do método, quanto aos benefícios proporcionados por ele.

Realmente, os exercícios funcionais podem ser feitos em qualquer lugar, visto que não dependem de máquinas e equipamentos. Além disso, proporcionam um treino completo, que exercita toda a musculatura do corpo.

Para falar mais detalhadamente sobre os benefícios desse tipo de treino e como ele ode ser feito, apresentamos a seguir um conteúdo exclusivo sobre ele. Explicamos ainda qual o seu conceito. Confira!

O QUE É O TREINO FUNCIONAL?

Esse treino surgiu como um recurso fisioterápico para tratar pessoas que necessitam de reabilitação muscular devido a algum acidente ou trauma.

O objetivo da aplicação desse método nesse contexto era fazer com que as pessoas conseguissem recuperar a capacidade de retomar suas atividades diárias. Daí a presença do termo “funcional”.

Atualmente, esse treino tornou-se largamente praticado por pessoas de todas as idades com objetivos os mais distintos.

Desde pessoas que buscam mais qualidade de vida sem dores musculares, até aquelas que procuram emagrecer, todos procuram o treino funcional como alternativa.

Existe ainda o grupo daqueles que já são praticantes de atividades físicas, mas que procuram complementar seu treino com outros exercícios.

Somente para exemplificar, são muitas as pessoas que praticam musculação e complementam seu treino com os exercícios funcionais.

Tal se deve ao fato de esse treino proporcionar o exercício completo da musculatura do corpo.

Os atletas, por sua vez, procuram o esse tipo de treino para melhorar a performance, focando em movimentos demandados pela sua modalidade esportiva.

No treinamento funcional é possível levantar, agachar, saltar, correr e puxar, além de fazer exercícios específicos para determinadas partes do corpo.

A ideia, portanto, é trabalhar todo o corpo, reforçando a musculatura e as articulações.

As sessões desse treinamento podem ser muito dinâmicas, envolvendo exercícios cardiorrespiratórios ou focados em equilíbrio e força. A maioria dos exercícios pode ser feitos se utilizando do peso do próprio corpo.

OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL

Exercícios fáceis

Uma das vantagens desse treino é que ele pode ser feito em qualquer lugar, desde parques até praias. Portanto, é uma opção acessível para pessoas que não têm condições de pagar uma academia.

Treinos curtos

Para pessoas muito ocupadas, a boa notícia é que uma sessão de exercícios funcionais pode ter uma duração mínima de 30 minutos.

Com esse tempo, é possível fazer um treino dinâmico trabalhando várias partes do corpo.

Melhoria da qualidade no trabalho

A tonificação muscular propiciada pelos exercícios funcionais, promove o melhor desempenho das atividades diárias. E isso vale para profissionais de quaisquer áreas.

Fortalecimento do core

O core é uma região na qual se encontram os músculos mais profundos do abdômen. Eles auxiliam na correção da postura corporal. Os exercícios funcionais promovem o seu fortalecimento.


crédito: SolisImages/istock

Aperfeiçoamento de padrões de movimento

Os atletas se beneficiam desse treino ao poderem treinar movimentos similares àqueles realizados durante a prática esportiva. Com exercícios funcionais voltados para atletas, pode-se melhorar em muito o desempenho.

Melhoria da capacidade cardíaca

Os exercícios funcionais desenvolvem não somente a força e o equilíbrio, como também melhoram de maneira significativa a capacidade cardiorrespiratória.

Com isso, tem-se uma redução de fatores que podem contribuir para o surgimento de doenças como o diabetes e a hipertensão.

MUITOS BENEFÍCIOS DE MANEIRA ACESSÍVEL

Assim, podemos constatar que uma prática diária de exercícios funcionais é possível também para pessoas que tenham rotinas atribuladas. E isso pode contribuir para que se tenha maior qualidade de vida.

Ademais, a adoção do treino funcional pode ser feita por todos, na medida em que não exige máquinas e equipamentos.

E você, já conhecia esse tipo de treino? Tem interesse em colocá-lo em sua rotina e melhorar sua saúde? Conte-nos!

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